sexta-feira, 9 de julho de 2010
“O Maior Festival Integrado Da América Latina.”
Grito Rock ABC 2010 – São Caetano do Sul
http://gritorock.com.br
February 24th, 2010 @ cubocomunicacao
0
Foto de capa – Fungos Funk
Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a terceira edição do Festival Grito Rock ABC 2010, organizado pela Associação Cultural Cidadão do Mundo – Arte E Cultura de São Caetano Do Sul.
O Grito Rock é o primeiro Festival integrado do Brasil, acontece de forma simultânea no período do carnaval (1 semana antes a 1 semana após o carnaval). O evento tem como objetivo o intercâmbio de bandas e produtores de conteúdo, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da musica independente brasileira.
Neste ano o Circuito Fora Do Eixo (Formado a partir de coletivos culturais em todo Brasil) do qual faz parte o Cidadão Do Mundo, contou com a adesão de 70 cidades, em 20 estados brasileiros, além de mais outras 4 cidades da Amércia do Sul; Buenos Aires e Córdoba (Argentina) Santa Cruz de la Sierra (Bolivia) e Montevidéo (Uruguai). Mantendo assim o título de “O Maior Festival Integrado Da América Latina.” E o nosso Grito Rock Abc não poderia ficar para trás.
No ABC o Grito Rock teve uma ótima acolhida, nesta terceira edição, 146 bandas se inscreveram, das quais 26, subirão ao palco do Cidadão do Mundo, para realizar a melhor edição do Circuito Fora do Eixo.
Em 2010 o GRITO ROCK ABC veio com uma programação bastante diversificada, entre os mais variados gêneros e vertentes do Rock And Roll. Porém, com um diferencial extremamente relevante; A maçiça participação das Bandas da Região Do Grande ABC. Não é de hoje que O Grande ABC é referencia em se tratando re rock and roll, para quem gosta de todas as formas se fazer rock and roll.
Através da atuação do Cidadão Do Mundo, dando total prioridade às bandas cujo trabalho musical é totalmente autoral, foi constatado que em 3 anos de programação, mais de 400 bandas passaram em nosso palco. Em edições passadas do Grito Rock, um mapeamento indicou que nas sete cidades que formam a região do Grande Abc, esse número chega quase a 1000 grupos. Dessa maneira, a curadoria realizada pela Ong (Quem contou com a participação de Denilson Roque, Paula Balduino, Gepeto, Rita Maria, Daniel (88Não!) e Barata Dzk) investiu fortemente em toda essa História.
Já começou na sexta feira, com o rock digno da Banda ASSOMA, passando pelo DESCOLADOS DO MUNDO, chegando no hardcore do DEFAKTO DE FATO. Fechou a noite do dia 26 de fevereiro, sexta feira, com os INOCENTES trazendo composições novas de seu ainda inédito novo trabalho e um apanhado histórico, dos seus mais de 30 anos de punk rock no Brasil.
No Sábado dia 27/02, mantendo a tradição dos debates e das trocas de idéias, a programação se iniciou no espaço ESTAÇÃO JOVEM DE SÃO CAETANO com o público discutindo os rumos do Projeto Meiso Tour – Realizado pela COBAIN – ABC (Cooperativas e bandas Independentes) contando com os debatedores:
MAO e Sukata (garotos Podres)
Ayland e Rodrigo (Dead Fish)
Daniel e Nicolas (88Não!)
Barata (Dzk)
A entrada foi franca e no final, houve uma jam session com os musicos.
Na sede do Cidadão Do Mundo festa começou as 19:00 horas com o hard rock da garotada do ATOMIC de São Caetano, dando a vez logo em seguida para o poderoso hard setentista do quarteto MONTANHA. A veterana banda de Santo André, (Na pista de 1992) apresentou antigas canções de seu repertório e as novas composições de seu mais novo trabalho, Montanha – Luz Solar Decifra. E depois de passarem a bola para o peso do SOCIAL CHAOS e a competente ANDRALLS foi a vez do AÇÃO DIRETA e do lendário NECROMANCIA, cada uma com mais de 20 anos de estrada, apresentarem toda a tradição que o Trash Metal tem no grande ABC.
Produzidos por Andreas Kisser, repeitadissimos dentro da cena da musica pesada nacional o Trio Necromancia é hoje referencia nesse seguimento. O mesmo se aplica ao Ação Direta.
Na luta dede 1987, o grupo de São Bernardo Do Campo, grande Abc, conseguiu reconhecimento tanto aqui no Brasil, quanto em vários países pelo mundo afora; Alemanha, Republica Theca, Eslovenia, Polonia, Espanha, Portugal, Argentina entre outros tantos, reverenciam esse quarteto pra lá de consolidado na cena underground.
A chave de ouro veio no domingo; Além do refinado stoner rock da banda Bufalo de São bernardo, o Cidadão Do Mundo seguiu sua enfase em contar a história do rock and roll na região, trazendo a nova geração do psychobilly com Bad Luck Gamblers, a velha guarda do punk rock do ABC com os 28 anos da banda DZK, os lendários e PRIMEIROS, os pionieros do gênero psychobilly no Brasil, os KÃES VADIUS com nova formação e a velha fúria. E pra encerrar, um capítulo importatissímo do Rock Nacional foi contado pelo CÓLERA.
Redson e Pierre Pozzi e Val Pinheiro formam esse trio que há 30 anos berra forte, seu punk rock visceral, politizado e diferenciado. Estão em turnê de comemoração desses 30 anos de estrada (Turnê essa, que passou pelo Cidadão Do Mundo) e aí está uma chance pra lá de imperdível para todos conferirem uma parte dessa história.
Ainda houve as tradicionais Feira De Vinís e a apresentação de Dj’s na rua, em frente a Sede do Cidadão Do Mundo. Como já é de praxe, todo evento é coberto pela RÁDIO CIDADÃO DO MUNDO (www.cidadaodomundo.org.br), linkado com a Web Radio Fora do Eixo (www.foradoeixo.org.br)
FEIRA DE VINIL +DJS (na rua)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário